BLINDAGEM E IMPERMEABILIZAÇÃO DE TECIDO

Atualizado: 12 de Nov de 2019

Existe diferença entre os serviços de blindagem e impermeabilização de tecido?

Imagem: Internet

O sofá escolhido com tanto cuidado durante o projeto de decoração para a reforma da sala chegou. E agora, como fazer para mante-lo novo? Hoje nós vamos falar sobre dois serviços que ajudam a evitar eventuais danos causados por derramamento de líquidos em estofados, vamos falar sobre blindagem e impermeabilização de tecido, mais precisamente, sobre tecido de sofá.


Tanto a blindagem quanto a impermeabilização formam uma camada protetora que sela as tramas do tecido e impede a passagem do líquido. Esses serviços ajudam a preservar o sofá, prolongando a sua vida útil, na medida que retardam o desbotamento, previnem contra manchas, além de facilitarem a limpeza e combaterem mofo e fungos em alguns casos. Mas atenção, esses serviços servem apenas como prevenção contra acidentes, ou seja, não é adequado que se sente molhado no sofá, por exemplo.


Entramos em contato com alguns profissionais e empresas especializadas para tirar dúvidas a respeito desses procedimentos e listamos abaixo algumas de nossas inquietações e respostas obtidas, vamos lá?!


  • Após os procedimentos qual o tempo de duração da camada protetora?

Ambos os procedimentos não duram para sempre e possuem apenas um prazo de validade estimado, pois a duração da camada protetora dependerá dos cuidados tomados pelos usuários.


  • Quais os produtos utilizados?

A impermeabilização do sofá pode ser feita com produtos a base de água ou a base de solvente. No caso do solvente há uma série de medidas preventivas que devem ser tomadas durante a aplicação, como não ocasionar faíscas no local, não ter ninguém cozinhando, o ambiente ser arejado e o sofá estar longe do sol. O solvente é inflamável e podem ocorrer acidentes. Já a impermeabilização a base de água é mais segura, mas geralmente tem um custo mais elevado.


Quanto a blindagem, apenas fomos informadas de que o produto utilizado não é tóxico e nem inflamável, sendo a aplicação mais segura.


  • O produto deixa cheiro no tecido?

Os produtos utilizados não deixam odores no tecido após a aplicação, apenas no momento do procedimento. Por isso não é indicado que crianças, animais e idosos estejam presentes no local durante a aplicação e que esta seja feita em local arejado.


  • Quanto tempo dura o procedimento?

O tempo de aplicação do produto varia de acordo com o tecido, tamanho do sofá, quantidade de demãos necessárias e clima, assim como tempo de secagem. No geral, dentro de algumas horas o estofado já pode ser utilizado.


  • O que fazer após um acidente?

A recomendação é que seja usado um aspirador, papel absorvente ou pano para sugar a água, sem esfregar no tecido.


Vale ressaltar que após a blindagem ou impermeabilização o estofado suja naturalmente, por isso deve ser realizada uma limpeza periódica do mesmo, podendo ser feita com aspirador de pó e/ou pano seco. Mas atenção, algumas empresas ou profissionais podem indicar ou contraindicar aspiradores de marcas específicas devido à potência do equipamento que pode causar danos na camada protetora.


  • Quais tecidos podem e quais não podem?

Essa questão pode variar entre cada empresa/profissional, mas tecidos que podem ter as suas características alteradas como camurça, suede e veludo geralmente são evitados.


  • Existe diferença entre blindagem e impermeabilização de tecido?

Eis a questão mais polêmica! As empresas com as quais entramos em contato e efetuam o procedimento de blindagem de tecido, alegaram que há sim diferença entre os dois procedimentos, sendo as principais delas quanto ao tempo de efeito do produto, que é maior, a abrangência de proteção, que atua também contra líquidos mais espessos e a seguridade de que o procedimento realmente funciona.


Já a empresa com a qual entramos em contato e oferece a impermeabilização do tecido alega que não há diferença entre os termos.


  • Como proceder diante desses impasses?

Se você se interessou pelos procedimentos sugerimos que pesquise e entre em contato com profissionais/empresas de confiança e faça todos os questionamentos possíveis para receber o serviço que espera.


Fique atento, pois nem todos os profissionais oferecem garantia, assistência técnica ou até mesmo um teste para demonstrar que o procedimento deu certo, então procure saber sobre esses itens antes de fechar o serviço.


Esse post foi escrito com todo carinho para te ajudar a manter sua reforma nova e linda por mais tempo. Nossos projetos de design de interiores não terminam na entrega da obra. Esperamos ter te ajudado, conta pra gente!

60 visualizações

Tel. e WhatsApp (21) 2611-4091 

arquitetajulianadesa@gmail.com

São Francisco - Niterói

Nos curta no Facebook

  • Facebook Clean
  • WppIcone
  • White Instagram Icon
  • Pinterest Clean

Nos siga no Instagram

© 2017 por ARQUITETA JULIANA DE SA