top of page

BLINDAGEM E IMPERMEABILIZAÇÃO DE TECIDO

Atualizado: 12 de nov. de 2019

Existe diferença entre os serviços de blindagem e impermeabilização de tecido?

Imagem: Internet

O sofá escolhido com tanto cuidado durante o projeto de decoração para a reforma da sala chegou. E agora, como fazer para mante-lo novo? Hoje nós vamos falar sobre dois serviços que ajudam a evitar eventuais danos causados por derramamento de líquidos em estofados, vamos falar sobre blindagem e impermeabilização de tecido, mais precisamente, sobre tecido de sofá.


Tanto a blindagem quanto a impermeabilização formam uma camada protetora que sela as tramas do tecido e impede a passagem do líquido. Esses serviços ajudam a preservar o sofá, prolongando a sua vida útil, na medida que retardam o desbotamento, previnem contra manchas, além de facilitarem a limpeza e combaterem mofo e fungos em alguns casos. Mas atenção, esses serviços servem apenas como prevenção contra acidentes, ou seja, não é adequado que se sente molhado no sofá, por exemplo.


Entramos em contato com alguns profissionais e empresas especializadas para tirar dúvidas a respeito desses procedimentos e listamos abaixo algumas de nossas inquietações e respostas obtidas, vamos lá?!


  • Após os procedimentos qual o tempo de duração da camada protetora?

Ambos os procedimentos não duram para sempre e possuem apenas um prazo de validade estimado, pois a duração da camada protetora dependerá dos cuidados tomados pelos usuários.


  • Quais os produtos utilizados?

A impermeabilização do sofá pode ser feita com produtos a base de água ou a base de solvente. No caso do solvente há uma série de medidas preventivas que devem ser tomadas durante a aplicação, como não ocasionar faíscas no local, não ter ninguém cozinhando, o ambiente ser arejado e o sofá estar longe do sol. O solvente é inflamável e podem ocorrer acidentes. Já a impermeabilização a base de água é mais segura, mas geralmente tem um custo mais elevado.


Quanto a blindagem, apenas fomos informadas de que o produto utilizado não é tóxico e nem inflamável, sendo a aplicação mais segura.


  • O produto deixa cheiro no tecido?

Os produtos utilizados não deixam odores no tecido após a aplicação, apenas no momento do procedimento. Por isso não é indicado que crianças, animais e idosos estejam presentes no local durante a aplicação e que esta seja feita em local arejado.


  • Quanto tempo dura o procedimento?

O tempo de aplicação do produto varia de acordo com o tecido, tamanho do sofá, quantidade de demãos necessárias e clima, assim como tempo de secagem. No geral, dentro de algumas horas o estofado já pode ser utilizado.


  • O que fazer após um acidente?

A recomendação é que seja usado um aspirador, papel absorvente ou pano para sugar a água, sem esfregar no tecido.


Vale ressaltar que após a blindagem ou impermeabilização o estofado suja naturalmente, por isso deve ser realizada uma limpeza periódica do mesmo, podendo ser feita com aspirador de pó e/ou pano seco. Mas atenção, algumas empresas ou profissionais podem indicar ou contraindicar aspiradores de marcas específicas devido à potência do equipamento que pode causar danos na camada protetora.


  • Quais tecidos podem e quais não podem?

Essa questão pode variar entre cada empresa/profissional, mas tecidos que podem ter as suas características alteradas como camurça, suede e veludo geralmente são evitados.


  • Existe diferença entre blindagem e impermeabilização de tecido?

Eis a questão mais polêmica! As empresas com as quais entramos em contato e efetuam o procedimento de blindagem de tecido, alegaram que há sim diferença entre os dois procedimentos, sendo as principais delas quanto ao tempo de efeito do produto, que é maior, a abrangência de proteção, que atua também contra líquidos mais espessos e a seguridade de que o procedimento realmente funciona.


Já a empresa com a qual entramos em contato e oferece a impermeabilização do tecido alega que não há diferença entre os termos.


  • Como proceder diante desses impasses?

Se você se interessou pelos procedimentos sugerimos que pesquise e entre em contato com profissionais/empresas de confiança e faça todos os questionamentos possíveis para receber o serviço que espera.


Fique atento, pois nem todos os profissionais oferecem garantia, assistência técnica ou até mesmo um teste para demonstrar que o procedimento deu certo, então procure saber sobre esses itens antes de fechar o serviço.


Esse post foi escrito com todo carinho para te ajudar a manter sua reforma nova e linda por mais tempo. Nossos projetos de design de interiores não terminam na entrega da obra. Esperamos ter te ajudado, conta pra gente!

475 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page