CASA ECO

Escolhas sustentáveis para construção e reforma

Hoje vamos falar sobre um projeto que, aqui no escritório, intitulamos de Casa ECO. Esse projeto é fruto das nossas pesquisas e estudos sobre materiais e meios de produção mais amigáveis com o meio ambiente.


Estamos recalculando rotas e dentre muitas das coisas que mudaram ao longo do tempo, foi nossa forma de enxergar os impactos que nossas escolhas e ações geram no mundo.


Hoje queremos compartilhar um breve resumo dessa nossa pesquisa, por isso montamos uma lista de itens que possuem opções sustentáveis e podem ser usados durante a construção ou reforma do seu lar.


PISOS E RODAPÉS


Para substituir o uso de madeira natural, uma opção é optar por revestimentos que repliquem a estampa da madeira. Com o auxílio da tecnologia, diversos fabricantes já oferecem linhas de revestimentos com acabamento muito similar ao natural, trabalhando cores e texturas.


Alguns pisos laminados possuem processo de fabricação 100% sustentável, feitos com madeira de reflorestamento e há pisos vinílicos fabricados a base de PVC 100% reciclável. Além de pisos, é possível encontrar rodapés e outros acessórios produzidos com esses mesmos princípios.


TINTAS


Algumas empresas têm se reocupado em desenvolver produtos com ciclo de vida mais sustentável. O resultado são tintas com produção ecoeficiente, usando menos água e energia em seu processo produtivo, utilizando matérias-primas mais sustentáveis e minimizando a emissão de CO2.


INTERRUPTORES E TOMADAS


Algumas marcas de acabamento elétrico também utilizam a produção ecoeficiente.


ILUMINAÇÃO


Além de luminárias feitas de materiais reciclados, a troca das lâmpadas por LED, a instalação de sensores de presença em lugares de passagem ou pouca permanência e até mesmo pintar as paredes de cores claras, são soluções que podem reduzir o consumo de energia e trazer sustentabilidade para o seu lar.


LOUÇAS E METAIS


Além de louças e metais com soluções simples para economia de água, como, por exemplo, metais com arejadores e fechamento automático com temporizador e bacias com acionamento parcial e total de descarga, algumas marcas foram além e trouxeram produtos que alinham design e funcionalidade. É possível encontrar:


- Chuveiros com entrada de ar que, apesar de proporcionarem a mesma sensação de banho dos chuveiros convencionais, utilizam menos água;

- Bacias com distribuição inteligente dos fluxos de água, eliminando a necessidade de várias descargas;

- Torneiras e misturadores com sistema anti respingos;

- Mecanismos universais e peças articuláveis que facilitam a reforma e diminuem a quantidade de entulhos durante a obra.


MÓVEIS


Para quem gosta de um estilo mais rústico ou quer criar um contraste na decoração além de promover a reciclagem do material, móveis produzidos a partir de madeira de demolição são uma boa opção. Essa madeira é oriunda de antigas construções e após passar por um processo de limpeza e tratamento, ela pode ser reaproveitada para outros fins.


Também é possível manter a sustentabilidade usando móveis planejados, algumas empresas utilizam o MDF ecológico, produto originado de reflorestamentos.


TECIDOS SUSTENTÁVEIS


Que tal levar a sustentabilidade para os tecidos da sua casa? Cortinas, estofados e acessórios de decoração podem ser produzidos com tecidos sustentáveis. Esse tipo de tecido é produzido a partir de técnicas e materiais ecologicamente corretos, podendo inclusive ser feito a partir de materiais recicláveis como plástico, algodão e garrafas PET.


Gostou desse post? Postamos diariamente dicas para cuidar e decorar a casa, lá no nosso perfil do Instagram, venha nos acompanhar! @arquitetajulianadesa


#CasaECO #SoluçõesSustentáveis #AcabamentosSustentáveis #RevestimentosSustentaveis #PisosLaminados #PisosVinilicos #Porcelanato #PisoCerâmico #RevestimentoPadrãoMadeira #VinilicoReciclavel #MadeiraDeReflorestamento #Madeira

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo