COMO ESCOLHER O TAPETE CERTO

4 DICAS PARA ESCOLHER E POSICIONAR O TAPETE NO AMBIENTE

Decoração da sala de estar.

Com tantas opções de materiais, cores, texturas e tamanhos por aí, pode parecer uma tarefa quase impossível acertar na escolha do tapete. Além de deixarem o ambiente mais aconchegante, os tapetes são itens fundamentais na decoração e funcionam como uma moldura para os móveis. Por isso hoje, vamos compartilhar 4 dicas para escolher o tapete ideal.


Como escolher o tamanho do tapete


Na sala de estar, o ideal é que o comprimento do tapete ultrapasse em cerca de 20 centímetros a largura do sofá, enquanto que a largura do tapete fica a cargo da distância dos móveis que estão à frente desse sofá. Mas para facilitar, pense que os pés da frente do sofá e da poltrona devem ficar por cima do tapete.


Na sala de jantar, o ideal é o tapete ultrapasse em cerca de 60 centímetros a posição das cadeiras. Dessa forma fica garantido que ao puxar as cadeiras para se sentar, elas ainda permanecerão sobre o tapete.


No quarto o tapete deve ultrapassar no mínimo 50 centímetros das laterais da cama e 60 centímetros à sua frente.


Sala de estar e Tv com tapete amplo.

Como harmonizar o tapete com a decoração do ambiente


Tapetes lisos e neutros se encaixam em ambientes que possuem um pouco mais de cor. Enquanto que tapetes coloridos e geométricos, podem ser usados em ambientes neutros.


Se no seu ambiente predominam madeira e plantas na decoração, tapetes com padrão orgânico ou feitos de fibra natural podem se encaixar na sua composição.


Qual o melhor material para o tapete de casa


Tapetes de fibra natural como e algodão, apesar de serem mais gostosos ao toque, podem sujar e manchar com maior facilidade.


Os tapetes de fibra sintética como polipropileno, poliéster e nylon são mais resistentes e fáceis de limpar. A combinação de tapete em fibra sintética e pelo curto é ideal para quem tem Pet em casa.


Atenção com a altura do tapete


Para não correr o risco de ficar tropeçando no tapete, opte por usar modelos de gramatura mais baixa em locais onde o fluxo de circulação de pessoas for maior.


Onde a circulação de pessoas for menor e a intenção for dar mais conforto acústico e aconchego ao ambiente, vale a pena investir em tapetes com espessura mais alta.


Gostou desse post? Postamos diariamente dicas para cuidar e decorar a casa, lá no nosso perfil do Instagram, venha nos acompanhar! @arquitetajulianadesa

Tel. e WhatsApp (21) 2611-4091 

arquitetajulianadesa@gmail.com

São Francisco - Niterói

Nos curta no Facebook

Nos siga no Instagram

  • Facebook Clean
  • WppIcone
  • White Instagram Icon
  • Pinterest Clean

© 2017 por ARQUITETA JULIANA DE SA