top of page

COMPOSTEIRA AUTOMÁTICA X DE MINHOCA

Atualizado: 20 de ago. de 2020

Alternativas sustentáveis para tratar do seu lixo

Imagem: Humi

Semana passada fizemos um post sobre a composteira automática e suas vantagens, hoje vamos apresentar para você outros tipos de composteiras. A convencional e a humi, ideias para quem tem mais espaço em casa, gosta de por a mão na massa e quer investir pouco em uma composteira.


Imagem: eCycle

Composteira Convencional:

Geralmente é composta por três caixas empilhadas, sendo a primeira para depositar os resíduos orgânicos. Contendo ela e a segunda caixa uma camada fina de terra e minhocas. A última caixa serve para coletar chorume.


As duas primeiras caixas possuem furos na parte de baixo, o que permite que as minhocas possam circular e o chorume escorrer.


Quando a caixa do meio enche, ela é trocada pela primeira e quando ambas as caixas enchem, a que encheu primeiro deve ter seu composto pronto retirado.


Imagem: Humi

Composteira Humi:

A Humi funciona de forma semelhante a composteira convencional, sendo o seu design o maior diferencial. Os pés altos ajudam na retirada de chorume, a superfície lisa facilita a limpeza, a tampa arqueada evita o acumulo de água, possuem encaixe para segurar a tampa presa à composteira, o fundo das caixas é elevado para que as minhocas não sejam esmagadas quando a caixa for colocada no chão, possuem furos laterais que permitem a troca de oxigênio...



Imagem: sustentavel.com.br

Para ambos os modelos de composteira apresentados é preciso estar atento às condições de umidade, temperatura e aeração para que o processo de compostagem ocorra de forma eficaz. A composteira não deve ficar nem muito no sol, nem muito na sombra. A umidade deve ser equilibrada com acréscimo de matéria seca (restos de folha, madeira ou serragem natural sem verniz) toda vez que resíduos orgânicos forem adicionados à composteira. A umidade ideal é entre 50 e 60%, podendo ser avaliada apertando o material na mão e checando se escorrem poucas gotas, se esse for o caso, a umidade está adequada. Colocar os resíduos para secarem antes de inseri-los na composteira pode ajudar.


O papel das minhocas na compostagem é muito importante. Elas funcionam como aceleradoras do processo de compostagem e podem ser criadas na composteira dentro de casa tranquilamente, pois são animais limpos e não transmitem doenças. Geralmente as minhocas utilizadas para esse trabalho são as californianas por terem maior capacidade de adaptação a condições de cativeiro e à alta produção de adubo orgânico.


Nesse caso, o chorume produzido pelas composteiras é diferente do produzido em aterros e lixões, pois ele não é tóxico. Ele pode ser chamado de adubo líquido ou biofertilizantes e para usá-lo no solo basta dissolver cada parte de chorume em dez partes de água. Além disso ele também pode atuar como pesticida natural bastando dissolve-lo em água na proporção de meio a meio, após isso já estará pronto para ser borrifado nas folhas dos vegetais. O pesticida só deve ser usado no final da tarde, para não haver queimadura de sol nas plantas).


O que pode na composteira?

Frutas, legumes, verduras, grãos e sementes, sachê de chá (sem etiqueta) e erva de chimarrão, borra e filtro de café, cascas de ovos.


O que não pode na composteira?

Frutas cítricas, alimentos cozidos, guardanapos e papel toalha, óleos e gordura, flores e ervas medicinais ou aromáticas, laticínios, papel e papelão (sem plástico, químicos e tintas), temperos fortes (alho, cebola, pimenta), limão, carnes, fezes de animais carnívoros, papel higiênico usado.


Imagem: Trasix

Composteira Automática:

Como o próprio nome já diz, ela é automática, isso significa que o único trabalho que você terá é de separar os resíduos orgânicos, coloca-los na composteira e depois retira-los. Esse modelo não utiliza minhocas, não necessita nem de acréscimo de matéria seca e nem de monitoramento. E enquanto uma composteira convencional leva dois meses para o processo de produção de húmus, essa leva apenas 24h.



Conta para a gente o que achou desse post!


Gostou desse post? Postamos diariamente dicas para cuidar e decorar a casa, lá no nosso perfil do Instagram, venha nos acompanhar! @arquitetajulianadesa

1.340 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page