LAVABO

Tendência para a casa pós-pandemia

Lavabo pequeno decorado com porcelanato, espelhos e ripado de madeira.

Você sabe como surgiram os lavabos? Esses espaços que já tiveram papel importante na história como aliados contra a disseminação de doenças, hoje em dia são, muitas das vezes, deixados de fora na hora da construção ou reforma dos imóveis.


Por isso, no post de hoje vamos resgatar um pouco da história e essência desse ambiente, que acreditamos que voltará a ganhar espaço nas casas pós-pandemia.


Na religião católica o lavabo está relacionado à cerimônia da lavagem dos dedos durante a missa e a oração que a acompanha. Durante a idade média, ele surge como um lavatório para as mãos, já que esse era um hábito popular antes das refeições como forma de prevenir doenças.


Os primeiros lavabos eram constituídos apenas por uma pia ou por uma bacia e um jarro com água sobre um móvel. O vaso sanitário passa a fazer parte desse espaço, quando as regras de etiqueta passam a reprovar que visitas e proprietários compartilhem o mesmo banheiro. Essa divisão também é vista como forma de preservar a intimidade dos moradores da casa.

Lavabo pequeno com pia esculpida em porcelanato.

Localizado próximo à entrada da casa o lavabo estimula a higienização das mãos logo ao entrar em casa, um hábito que perdeu força ao longo dos anos. Esse espaço pode ser visto como uma extensão das áreas sociais da casa e por isso deve receber a mesma atenção que os demais ambientes.


No projeto ao lado usamos madeira para trazer aconchego e também investimos em espelhos generosos para ampliar esse cômodo de menos de 2m², garantido mais conforto às visitas.


Alguém apostaria que se tratava do banheiro de serviço do apartamento? Mudamos o local da porta e criamos um hall para permitir que seja acessado pela área social e pela área de serviço.

Banheiro de serviço vira um lindo lavabo para visitas.

Esta é uma questão a se levantar para reflexão pessoal, pois depende do tamanho do imóvel original e do estilo de vida dos moradores: vale a pena ter um banheiro exclusivo para funcionários que não frequentam a casa diariamente? Aqui, o transformamos em um lavabo para ser utilizado por todos que estão na casa. E voilá, também crescemos o apartamento em alguns metros quadrados.


No ambiente, economizamos espaço escolhendo um lavatório compacto esculpido no mesmo porcelanato que reveste o piso e metade das paredes. A prateleira acima da pia substitui o armário aéreo e serve de apoio para organizar itens de higiene pessoal. E para criar um clima mais descontraído ao ambiente, incluímos na decoração um quadro com imagem do mar.


Gostou desse post? Postamos diariamente dicas para cuidar e decorar a casa, lá no nosso perfil do Instagram, venha nos acompanhar! @arquitetajulianadesa

64 visualizações

Tel. e WhatsApp (21) 2611-4091 

arquitetajulianadesa@gmail.com

São Francisco - Niterói

Nos curta no Facebook

  • Facebook Clean
  • WppIcone
  • White Instagram Icon
  • Pinterest Clean

Nos siga no Instagram

© 2017 por ARQUITETA JULIANA DE SA