ONDE ESTÁ O RALO?

Atualizado: 18 de Out de 2019

A evolução dos ralos

Hoje nós vamos falar sobre ralo, seco ou sifonado, não importa o tipo, a questão é que os ralos evoluíram muito, tanto na estética quanto na funcionalidade, podendo estar camuflados ou totalmente aparentes. Hoje em dia os ralos são acessórios importantes esteticamente para os banheiros, sendo peça chave para dar aquele charme ao ambiente. Vamos descobrir um pouquinho mais sobre eles?


GRELHA FIXA E LINEAR COM ORIFÍCIOS


Imagem: www.fani.com.br

Os ralos do tipo grelha possuem em sua tampa orifícios por onde a água escoa, podendo ser de grelha fixa ou linear.

Os ralos de grelha fixa podem ser quadrados ou circulares, contendo 10cm ou 15cm de diâmetro e apesar de serem os mais conhecidos, devido ao preço mais acessível, hoje em dia já temos opções esteticamente e funcionalmente melhores. Devido as suas dimensões, esses ralos apresentam baixo escoamento de água, além de não impedirem a entrada de insetos e mau cheiro.

Imagem: www.palmetal.com.br

Seguindo a mesma linha de tampa, surgiu o ralo linear, oferecendo maior área de escoamento de água, além de serem produzidos no sistema monobloco (sem junção), o que elimina a possibilidade de vazamentos por fissuras.





RALO LINEAR/SQUARE COM TAMPA INOX SEM ORIFÍCIOS


Imagem: www.construinox.com.br (editada)

Uma evolução aos ralos anteriores são os ralos com tampa inox sem orifícios com grelha/tela retentora interna que retém cabelos e outros detritos.

Dentro dos fornecedores desses ralos é possível encontrar alguns que fornecem os produtos com uma válvula fecha ralo, que reduzem o mau cheiro e não permitem a passagem de insetos (mesmo com a remoção da tela retentora para limpeza), é o caso da Ralo Linear e da Doka Bath Works. Essa válvula é aberta pelo peso da água e se fecha após o fluxo de água acabar. A mesma também evita que fluxos de água retornem caso haja algum entupimento na rede.

A principal diferença entre os dois tipos de ralo, é que os ralos lineares devem ser instalados paralelamente as paredes, dispensando dessa maneira cortes e emendas de piso e oferecendo um acabamento mais bonito. Enquanto os ralos square podem ser instalados em qualquer local do ambiente (no centro, lateral), inclusive em pontos de esgotos já existentes, eliminando a necessidade de modificação na instalação de esgoto.

Imagem: www.condec.com.br (editada)

Outras vantagens desses modelos são:

  • Maior vazão da água;

  • Opções de acabamento;

  • Limpeza Fácil;

  • Aba contra infiltração;

  • Base com altura reduzida que evita cortes na laje durante a instalação;

  • Queda interna;

RALO OCULTO LINEAR/SQUARE

E a evolução dos ralos não acaba por aí, temos ainda os ralos ocultos. Eles possuem todas as vantagens dos anteriores, mas em vez de tampa em inox, eles podem receber em sua tampa o mesmo revestimento do piso do ambiente, ficando camuflados.


Gostou? Continue acessando o nosso blog, toda semana temos novos conteúdos para você!

123 visualizações

Tel. e WhatsApp (21) 2611-4091 

arquitetajulianadesa@gmail.com

São Francisco - Niterói

Nos curta no Facebook

  • Facebook Clean
  • WppIcone
  • White Instagram Icon
  • Pinterest Clean

Nos siga no Instagram

© 2017 por ARQUITETA JULIANA DE SA