top of page

TRITURADOR DE RESÍDUOS ALIMENTARES

Atualizado: 20 de ago. de 2020

O que você sabe sobre os triturador de resíduos alimentares?

Imagem: eCycle

Há algumas semanas atrás apresentamos aqui no blog alguns acessórios e equipamentos para a cozinha (clique aqui para conferir esse post). Hoje vamos falar um pouquinho mais sobre um deles, o triturador de resíduos alimentares. A maioria das residências americanas e europeias já fazem uso desse equipamento e nos últimos anos os brasileiros tem aderido a ele como uma alternativa prática de descartar o lixo orgânico.

Imagem: Pinterest

Eles são instalados sob a pia, no lugar do sifão e conectados à rede de esgoto. Os modelos mais antigos possuem lâminas que trituram os detritos ao serem acionados através de botão, já os mais novos, não possuem lâminas e trituram por impacto, além de serem mais silenciosos.


Mas existem polêmicas acerca de seus efeitos no ambiente. De um lado temos os fabricantes, que defendem o uso dos trituradores como uma alternativa sustentável para o descarte de resíduos orgânicos. Do outro lado temos a Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo) alegando que esses equipamentos não são uma boa opção em termos ambientais. Por isso hoje vamos apresentar as vantagens e desvantagens desse equipamento para vocês. Preparados?


Vantagens levantadas pelos fabricantes:


• Redução de mau cheiro e acúmulo de lixo nas lixeiras de casa;

• Diminuição de resíduos destinados a aterro sanitários, colaborando para a diminuição de gases liberados na atmosfera.


Desvantagens levantadas pela Sabesp:


•   Elevação da poluição dos corpos d’água, por conta do aumento de carga orgânica nos lançamentos de esgotos não tratados;

•   Maior gasto energético da companhia de tratamento para tratar o esgoto;

•   Possível obstrução de encanamentos, pois há a possibilidade dos restos dos alimentos se juntarem a lixos que são indevidamente lançados nas bacias sanitárias, podendo toda essa massa se aglutinar com óleo de fritura que é lançado na tubulação.


Com base nas dúvidas e retornos dos nossos clientes, nós também temos algumas observações a fazer:


•    Para quem está sonhando em raspar o prato direto na pia, antes é preciso contatar o fabricante acerca do que pode e do que não pode. Ossos e folhas, por exemplo, não são uma boa opção;

•    Para fazer a instalação é necessário verificar se a medida da válvula da cuba é compatível com o triturador;

•    Verificar a altura da saída de esgoto, pois em alguns casos é necessário abaixar esse ponto.


E para deixar esse post ainda mais completo, entramos em contato com alguns fornecedores de cubas, como a Tramontina, Dupont e Cosentino para saber se há alguma restrição quanto ao seu uso nas cubas destes fornecedores, levando em conta a trepidação dos trituradores e os materiais com os quais são feitas as cubas:


Para a Tramontina, perguntamos sobre a possibilidade do acoplamento nas cubas Vulcano e Vitrum. Em resposta a Tramontina nos informou que o triturador pode sim ser instalado nessas cubas, desde que as dimensões de conexão sejam compatíveis com a furação da válvula.


A Dupont nos informou que suas cubas seguem padrão americano, portanto suportam a vibração do triturador.


Imagem: insikerator

Já a Cosentino nos indicou um modelo específico de triturador, o InSinkErator® modelo Evolution 200.


Uma outra opção para descartar os resíduos orgânicos de forma segura e sustentável é fazendo compostagem. Temos dois um posts aqui no blog dedicados às composteiras: um sobre composteira automática e outro fazendo comparativo com as composteiras de minhoca.


Se você gostou desse post, tem alguma dúvida ou sugestão escreva para a gente!


Gostou desse post? Postamos diariamente dicas para cuidar e decorar a casa, lá no nosso perfil do Instagram, venha nos acompanhar! @arquitetajulianadesa

2.831 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page