APARTAMENTO ANTIGO DE CARA NOVA

Atualizado: 4 de Dez de 2019

DICAS PARA REFORMAR APARTAMENTO ANTIGO


Imagem: Oscar Valporto, editada.

O post de hoje é mais um da série sobre reforma de apartamento antigo. Nós já trouxemos para vocês as vantagens de reformar o apartamento antigo (se você ainda não conferiu esse post, clique aqui), então hoje nós vamos dar dicas e falar sobre medidas a serem tomadas desde antes da reforma até o projeto de decoração. Vamos lá?


1. Descupinização:


Antes de iniciar a reforma ou a decoração de interiores, quem adquire um apartamento antigo deve ficar atento a alguns procedimentos que podem ser mais urgentes, como inspecionar e fazer a descupinização do imóvel, por exemplo.


É comum que apartamentos antigos tenham acabamento em madeira, se esse for o caso é indispensável que se faça uma inspeção no local para constatar a presença, ou não, de cupim. Esse cuidado vale, tanto para quem está pensando em manter o revestimento, quanto para quem vai removê-lo.


2. Distribuição inteligente da água quente:


Recentemente demos início a reforma de um apartamento antigo, quem nos acompanha nas redes sociais tem visto o desenrolar dessa obra (se você ainda não nos segue dê uma olhada em nosso Instagram e Facebook). E como a maioria dos apartamentos antigos, que precisam de um olhar mais atento para as instalações, com esse não foi diferente. Percebemos que o sistema de aquecimento de água existente nesse apê cinquentão não era eficiente e não atenderia aos proprietários atuais.


Fizemos a troca do aquecedor de passagem por um mais potente e além disso redistribuímos todo o encanamento de água quente, levando em consideração a prioridade na utilização de cada ponto de água. A gente começa essa redistribuição pensando em quais pontos a água aquecida precisa chegar primeiro e onde a água quente não pode sofrer bruscas variações de temperatura caso algum outro ponto seja acionado.


3. Troca de esquadrias por esquadrias acústicas:


Gostamos sempre de indicar esquadrias acústicas em nossos projetos de arquitetura e decoração, tanto externas quanto internas, e a hora da reforma é a melhor hora para fazer isso. Esse tipo de esquadria, quando utilizada na fachada, ajuda a reduzir sons externos que podem ser desconfortantes como o vai e vem de veículos, buzinas e afins. Quando utilizadas internamente trazem mais silêncio e privacidade aos quartos, por exemplo.


Inclusive já temos um post sobre esquadria acústica aqui no blog, vale a pena conferir!


4. Iluminação natural:


Apartamentos antigos tendem a ter vãos de abertura amplos, então a nossa dica é que você use e abuse da iluminação natural. Opte por esquadrias de vidro e as mantenha sempre limpas. Posicione os objetos de leitura próximos a entrada de luz solar e para ambientes como home office e cozinha, opte por revestimentos de tons claros nas paredes.


5. Pé direito:


Pé direito alto é sinônimo de possibilidades! Fica a cargo do morador, através da orientação do arquiteto, decidir por rebaixá-lo, ou não. Aqui no escritório adoramos explorar estas possibilidades. Quando as necessidades do morador não cabem na planta do apartamento, usamos o pé direito para suprir essa carência. No projeto do apê cinquentão do qual falamos acima, nós aproveitamos o pé direito alto para criar uma cama multifuncional no quarto das crianças, mas isso é ideia para outro post...


O que mais vocês curtem nos apartamentos antigos?

34 visualizações

Tel. e WhatsApp (21) 2611-4091 

arquitetajulianadesa@gmail.com

São Francisco - Niterói

Nos curta no Facebook

  • Facebook Clean
  • WppIcone
  • White Instagram Icon
  • Pinterest Clean

Nos siga no Instagram

© 2017 por ARQUITETA JULIANA DE SA