top of page

CAMPOS ELETROMAGNÉTICOS X QUALIDADE DO SONO

Saiba o que fazer para reduzir a poluição eletromagnética e dormir melhor

Aqui no blog nós já fizemos um post com dicas de decoração do quarto para melhorar a qualidade do sono, dando continuidade a esse tema, hoje, vamos falar sobre poluição eletromagnética.


Os campos eletromagnéticos (CEM) podem ser divididos em duas categorias: os não ionizantes, do qual trataremos nesse post e que possuem como característica baixo nível de radiação, e os ionizantes, que contém radiação de alto nível.


Gerada pelo excesso de ondas emitidas por aparelhos eletrônicos como celular, telefone sem fio, TV, Wi-Fi, eletrodomésticos, redes elétricas e outros, a poluição eletromagnética é invisível, mas pode causar danos perceptíveis ao nosso corpo, como cansaço, desequilíbrio, estresse e fraqueza, por exemplo.


Se você tem muitos aparelhos eletrônicos no quarto ou tem o costume de dormir com o celular próximo a cama, saiba que os campos eletromagnéticos podem reduzir ou inibir a produção de alguns hormônios, como a serotonina e a melatonina, essenciais para uma boa noite de sono.


O que fazer para reduzir a poluição eletromagnética no quarto?

  1. Avalie a posição dos aparelhos elétricos deixando-os o mais afastados possível da cama, caso não seja viável removê-los do cômodo;

  2. Troque o relógio elétrico por um que funcione a pilha ou bateria;

  3. Troque o telefone sem fio por um telefone fixo;

  4. Desligue o celular ou mantenha-o em modo avião;

  5. Deixe os aparelhos que não estão sendo utilizados fora da tomada, inclusive o Wi-Fi;

  6. Dê preferência à conexões por fio, evitando o uso do Wi-Fi;

  7. Durma com a cabeça longe de tomadas de energia;

  8. Evite dormir próximo de áreas com alto campo eletromagnético, ou seja, campos que se estendem além das paredes, como caixa de distribuição elétrica, geladeira e eletrodomésticos, por exemplo.


Imagem: Internet

Além das dicas acima, também é possível utilizar dispositivos e adesivos neutralizadores da poluição eletromagnética.


Os adesivos podem ser colocados entre a bateria e a tampa traseira ou entre a tampa traseira e a capa protetora do celular. Já os dispositivos, podem ser usados para proteger toda a casa, sendo plugado em qualquer tomada de energia elétrica do imóvel.


Em uma busca rápida pelo Google é possível achar os adesivos neutralizadores por valores a partir de R$30,00, já os dispositivos tem valores mais altos custando a partir de R$450,00.

Imagem: Internet

Gostou desse post? Postamos diariamente dicas para cuidar e decorar a casa, lá no nosso perfil do Instagram, venha nos acompanhar! @arquitetajulianadesa

5.116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page