top of page

COMO LIMPAR ALUMÍNIO

Limpeza de alumínio anodizado e pintado


Anteriormente fizemos um post explicando as diferenças entre os tipos de pintura de alumínio. Por isso, hoje, trouxemos para vocês dicas de limpeza de alumínio anodizado e pintado, servindo não só para esquadrias, mas também para corrimão, peitoril e outros produtos de alumínio.


Primeiro é bom saber que a frequência com a qual essa limpeza deve ser feita varia conforme o ambiente. Em ambiente urbano ela deve ser feita a cada 18 meses para produtos pintados e 12 meses para anodizados. Já no litoral, a limpeza do alumínio pintado deve ser feito a cada 12 meses, e do anodizado a cada 3 meses. Limpeza conforme norma ABNT NBR 12609.


É importante usar produtos de PH neutro, como o detergente neutro, e sempre que um produto diferente for indicado, faça a aplicação numa pequena parte da sua estrutura. Caso surja qualquer dúvida, entre em contato com o fabricante do seu produto.


Vamos ao passo a passo: 

Passo 1: Molhar a estrutura com um pano ensopado em água;

Passo 2: Dilua em água 5% de detergente neutro, umedeça uma esponja macia com essa solução e passe na estrutura sempre de cima para baixo;

Passo 3: Remova toda a solução com um pano ensopado em água;

Passo 4: Certifique-se de que não há nenhum vestígio de sabão na estrutura e seque-a bem (sempre de cima para baixo), afim de evitar o aparecimento de manchas.


Para "cantinhos" de difícil acesso, use um pincel de cerdas macias para remover a poeira.


Se suas esquadrias forem de correr, limpe os trilhos com regularidade, a fim de não se formarem crostas que com o passar do tempo se tornam difíceis de serem removidas e impedem o bom funcionamento da esquadria.

3.349 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page