COMO LIMPAR TAPETES ORIENTAIS

Dicas de limpeza e manutenção para tapete oriental

Hoje vamos falar sobre tapetes orientais, quem tem uma peça dessas em casa sabe que elas podem representar uma verdadeira obra de arte. Assim como todo tapete, de tempos em tempos é natural que ele acumule poeira e como se trata de um material delicado, saber como higienizar o tapete oriental de maneira correta é fundamental para não danificar a peça.


Limpeza leve do tapete oriental


Passo 1: Utilize uma vassoura de piaçava com cerdas finas para varrer o tapete. O movimento deve ser sempre contínuo e no sentido da trama, como se estivesse penteando a trama do tapete. Evite o movimento vai e vem.

Passo 2: Se puder, leve o tapete para fora de casa e bata-o.


Remover manchas do tapete oriental


Passo 1: Utilize um pano seco ou papel toalha para absorver o excesso de líquido do tapete;

Passo 2: Misture água e sabão neutro, ou shampoo para bebê, em um recipiente;

Passo 3: Utilize uma esponja ou escova de cerdas macia para esfregar o tapete. Tenha cuidado e não use muita força;

Passo 4: Retire o excesso de sabão com um pano úmido;

Passo 5: Deixe a área atingida secar antes de reposicionar os móveis ou circular sobre ela.


Para manhas causadas por vinho tinto, além de tentar o procedimento acima, há relatos de pessoas que aplicaram um pouco de vinho branco sobre o tinto e obtiveram bons resultados. Mas nós indicamos que antes de qualquer procedimento arriscado do tipo, seja feito um teste em uma pequena área do tapete.


Para tapetes com valores altos, feitos de seda ou muito antigos, o ideal é não tentar nenhuma limpeza agressiva, busque por uma empresa especializada para fazer o serviço.


Gostou desse post? Postamos diariamente dicas para cuidar e decorar a casa, lá no nosso perfil do Instagram, venha nos acompanhar! @arquitetajulianadesa

175 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo