top of page

SOCO PARA MARCENARIA

O que você precisa saber sobre bases para marcenaria

Cozinha com soco sob marcenaria. Projeto por Juliana de Sá

Você já ouviu falar em soco para marcenaria? Também chamados de sóculo, base ou rodabase, esse elemento nada mais é do que uma base para apoio da marcenaria. Sua construção em concreto ou alvenaria é recomendada para áreas molhadas como banheiros e cozinhas, por exemplo, e traz alguns benefícios, como:


  • Ajuda a não acumular sujeira sob a marcenaria, facilitando a limpeza no dia a dia;

  • Funciona como um apoio para o armário, trazendo mais segurança para seu uso, já que com o tempo e o peso alguns armários podem começar a ceder;

  • A construção correta dessa base garante ergonomia ao usar as bancadas, já que o ideal é que o soco seja construído recuado e nunca tenha a mesma profundidade da bancada ou marcenaria.

Esse recuo permite que os usuários encostem o quadril na bancada e a ponta dos pés entrem embaixo do armário, garantindo mais conforto durante o uso destas. Uma medida confortável para esse recuo tende a estar entre 10cm e 15cm, mas claro que isso não é uma regra e pode variar de acordo com a anatomia dos usuários.


A altura do sóculo também é importante, pois quanto mais baixa essa base, mais suscetível a chutes, batidas com a vassoura/rodo e respingos de água a marcenaria fica, prejudicando sua durabilidade. Essa dimensão também pode variar de acordo com a altura da bancada e especificações da marcenaria, mas o ideal é que ela tenha no mínimo 10cm de altura.


Aqui no escritório, para garantir uma economia a mais para o cliente, revestimos apenas a frente dessa base. Gostamos de usar o mesmo revestimento aplicado no piso para trazer uma aparência mais clean para esse soco, afinal, esse não é um elemento de destaque nos projetos, mas sim um detalhe construtivo que traz mais conforto e segurança para o cliente.


Gostou desse post? Postamos diariamente dicas para cuidar e decorar a casa, lá no nosso perfil do Instagram, venha nos acompanhar! @arquitetajulianadesa

4.776 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page