top of page

RECEPÇÃO DE CONSULTÓRIO MÉDICO

Atualizado: 1 de jun. de 2020

Como criar uma recepção aconchegante e relaxante para os seus pacientes

Foto: @isapachecophotography

Para muitos pacientes, o primeiro contato com o médico começa na recepção. Ali, na sala de espera, ele já está criando percepções sobre o atendimento, por isso, o ambiente deve criar uma atmosfera que inspire tranquilidade e bons pensamentos.


Foto: @isapachecophotography

Essa sensação de bem-estar é estimulada logo na chegada, em recepções organizadas, com um layout bem definido para ordenar o fluxo de pessoas, ambientes bem iluminados e acima de tudo aconchegantes. Agora como transmitir tudo isso?


Vamos começar pela escolha dos materiais, essenciais na higiene e praticidade do ambiente. Investir em revestimentos lisos, como o porcelanato para o chão, e usar um material fácil de limpar, como o couro para os estofados, são uma ótima alternativa.


Só que é preciso ter cuidado para não cometer um dos erros mais comuns em ambientes nas áreas de saúde: deixar o ambiente impecável, mas impessoal e frio, o que acaba distanciando o paciente do médico, quando, na verdade, o paciente quer se sentir acolhido e protegido.


Foto: @isapachecophotography

Um estudo de cores e composições bem elaborado tem o poder de criar este conforto emocional. Tons mais neutros, por exemplo, tendem a transmitir tranquilidade, enquanto a madeira aquece e deixa o ambiente mais aconchegante. Um bom projeto de iluminação também é essencial. Balancear as cores e fazer a distribuição correta dos pontos de luz têm influência direta no humor e nas sensações dos pacientes.


O projeto da arquitetura ainda pode amenizar uma das críticas mais frequentes dos pacientes: o tempo de espera até ser atendido. Nós sabemos que aguardar, muitas vezes, é inevitável, mas é possível diminuir essa sensação de espera. A recepção precisa ser descontraída, confortável e bem servida de opções para entreter os pacientes e acompanhantes. Investir em um espaço para o café, água, biscoitos, disponibilizar livros de arte, wi-fi e ter uma TV, ajuda os pacientes a se sentirem mais à vontade.


Detalhes mais sutis, como uma composição de quadros na parede e luminárias com designs diferentes, ajudam a criar uma decoração mais despojada.


Além de tudo isso, para projetar um consultório médico é necessário estar atento às normas de higiene e segurança que esse tipo de estabelecimento demanda, por isso é de extrema importância contratar um profissional capacitado e competente para cuidar do seu projeto e obra.


Em nosso escritório, os consultórios e clínicas já viraram uma especialidade. Não deixe de conferir a nossa galeria de projetos para clínicas e consultórios médicos aqui em nosso site!


Nos ajude a produzir conteúdo útil para você, deixe um comentário. Além disso, temos novidade todos os dias em nosso instagram, clique no link e acompanhe nossas novidades por lá!

933 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page