O que fazer com os Resíduos alimentares do lixo doméstico?
Já parou para pensar se o seu lixo orgânico tem sido descartado da melhor maneira? Hoje nós trouxemos para o blog o comparativo que faltava: composteira ou triturador de resíduos alimentares?
Para quem busca maior praticidade no dia-a-dia, os trituradores de resíduos alimentares parecem ser a melhor opção, mas antes de fazer a escolha final, vale a pena saber que existem algumas polêmicas e desvantagens sobre o uso desse equipamento.
Vantagens levantadas pelos fabricantes:
Redução de mau cheiro e acúmulo de lixo nas lixeiras de casa;
Diminuição de resíduos destinados a aterro sanitários, colaborando para a diminuição de gases liberados na atmosfera.
Desvantagens levantadas pela Sabesp:
Elevação da poluição dos corpos d’água, por conta do aumento de carga orgânica nos lançamentos de esgotos não tratados;
Maior gasto energético da companhia de tratamento para tratar o esgoto;
Possível obstrução de encanamentos, pois há a possibilidade dos restos dos alimentos se juntarem a lixos que são indevidamente lançados nas bacias sanitárias, podendo toda essa massa se aglutinar com óleo de fritura que é lançado na tubulação.
No nosso post completo sobre trituradores é possível encontrar mais informações sobre esse equipamento, clique aqui para conferir.
Para quem busca uma alternativa mais sustentável e quer manter a praticidade no dia a dia, as composteiras automáticas também são uma ótima opção. Esses equipamentos chamam a atenção pelo design compacto e agradável, podendo fazer parte da decoração da cozinha, inclusive temos um post aqui no blog somente dedicado à elas, confira aqui.
Já para aqueles que preferem pôr a mão na massa ou possuem mais espaço disponível em casa, vale a pena investir nas composteiras tradicionais de minhoca, que você também pode saber mais clicando aqui.
Seja qual for o modelo de composteira escolhido, as vantagens são as mesmas:
Redução de lixo produzido pela residência;
Diminuição do mau cheiro nas ruas e lixeiras, que é causado pela grande
quantidade de resíduos orgânicos nas sacolas de lixo. Além de evitar a geração de chorume tóxico e gás metano, que contaminam o solo, os lençóis freáticos e a atmosfera;
Aumenta a vida útil dos aterros sanitários existentes e alivia a demanda por novos;
Previne a proliferação de animais vetores de doenças como ratos, baratas e moscas;
Transforma resíduos orgânicos em adubo em poucas horas, reduzindo seu volume em até de 90%, dependendo do modelo;
Incentiva a conscientização ambiental daqueles que vivem a sua volta;
A escolha final sobre qual equipamento escolher fica por conta da percepção de cada um sobre qual deles se alinha melhor com a sua rotina ou com os seus pensamentos sobre os cuidados com o meio ambiente.
Gostou desse post? Postamos diariamente dicas para cuidar e decorar a casa, lá no nosso perfil do Instagram, venha nos acompanhar! @arquitetajulianadesa
Comments